31 de maio de 2011

Lixo Eletrônico: O que todos que gostam de tecnologia deveriam saber



De acordo com a ONU, o Brasil é maior produtor per capita de resíduos eletrônicos entre os países emergentes

Todos os dias o mercado lança uma grande variedades de novos produtos. São roupas, geralmente de grifes, que a cada temporada lançam novas coleções, são novos produtos alimentícios industrializados que  enchem as prateleiras dos supermercados com embalagens apelativas. E são principalmente, produtos eletrônicos, que a cada dia estão mais modernos, desempenhado as mais diversas funções e com a vida útil mais curta.
A grande competitividade entre as empresas que produzem eletrônicos estimula o desenvolvimento de novos produtos até então considerados inovadores, são smartphones, computadores como notebook e netbooks de cores, modelos e configurações diferentes, Mp3 e suas outras derivações que vão além do Mp12, e a agora a nova "sensação" do mundo tecnológico, os Tablets.
Essas empresas utlilizam um forte apelo publicitário para tornarem os seu produtos visíveis e desejados. Porém, essa corrida das grandes companhias pela a "maior fatia do mercado" faz com que ao mesmo tempo que são lançados novos produtos, outra imensa quantidade é descartada.

Lixo eletrônico na China
fonte: http://www.greenpeace.org/australia/admin/image-library2/waste-china
A proporção de lixo eletrônico lançado no meio ambiente está crescendo em todo o no mundo, de acordo com  O Estadão estima-se que 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas por ano. Grande parte é originada nos países ricos.  Europa seria responsável por um quarto desse lixo. Mas o que a ONU alerta agora é para a explosão do fenômeno nos países emergentes como Brasil, Índia, México e China e a sua falta de capacidade para lidar com esse material. O e-lixo, como é denominado o lixo eletrônico, é composto por metais tóxicos com o arsênico, chubo, cádmio, cromo, níquel e prata que podem causar cancêr, envenenamento, diabetes entre outros problemas, além de prejudicar o meio ambiente.

Criança coletando lixo eletrônico em Gana - Source: Andrew McConnell 
O destino do lixo eletrônico que em grande parte é produzino na Europa e nos Estado Unidos geralmente são os países emergentes. A África é um desses destinos. De acordo com a Revista Galileu, a cidade de Accra, em Gana, é abastecida regularmente por contêineres de eletrônicos descartados por países desenvolvidos. Em uma espécie de lixão a céu aberto jovens e crianças trabalham em condições precárias na coleta desses resíduos, nesse lugar o solo já atingiu o limite máximo de componentes tóxicos tolerados expondo os recicladores a altos níveis de contaminação. Muitos equipamentos são queimados para extrair metais a serem vendidos, nesse "mercado" um disco rígido pode chegar a custar até US$ 35, mas no geral, os ganhos obitdos não chegam a serem autos, pois muito desse jovens utilizam esse trabalho para sustentar a família inteira.
A inovação tecnológica é importante, ela possibilita melhoria na qualidade de vida das pessoas e a sua produção ocorre principalmente em países desenvolvidos. Mas a medida que o denvolvimento tecnológico avança, novas preocupações devem surgir, uma deles é como gerir de forma sustentável a produção de lixo mundial causado pelo aumento consumo.

fontes:
http://ambiente.hsw.uol.com.br/lixo-eletronico1.htm
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-e-o-campeao-do-lixo-eletronico-entre-emergentes,514495,0.htm
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI173803-17773,00-TUMULO+DE+GADGETS.html
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI112900-17579,00-ONDE+OS+ELETRONICOS+VAO+MORRER+E+MATAR.html

20 de maio de 2011

"Democracia Real Já"

Cartaz utilizado nas manifestações
Um movimento organizado primeiramente por jovens está inquietando as autoridades do governo espanhol. Milhares de jovens espanhóis sairam à rua no ultimo dia 15 indignados com a real situação econômica e política do país, são homens e mulheres que não se conformam com os problemas causados pela crise no qual  vem enfrentando. Eles estão lutando contra a corrupção,  contra a violação da democracia, por direito à habitação, saúde pública gratuita, reforma fiscal e a saída do país da organização Fundo Monetário Internacional. Mas a sua principal reivindicação é quanto a mais criação de postos de trabalho visto que a atual crise espanhola fez subir o desemprego para a taxa recorde de 21,19 por cento, sendo que desse percentual 45 por cento correspondem a  menores de 25 anos. 

As manifestações foram organizadas pelo movimento pacífico Democracia Real Ya (Democracia real já), sob o lema "Não somos mercadoria de políticos nem de banqueiros". Segundo informações do El Pais esses protestos aconteceram em cerca de 50 cidades na Espanha. Cartazes e palavras de ordem fizeram parte desse movimento, alguns jovens chegaram a acampar em lugares estratégicos de Madri, essa mobilização foi promovida através do uso de redes sociais e de sites de adeptos , o que proporcinou uma  ampla divulgação. Novos atos de protesto estão previstos, porém, alguns mencionam que o Estado esteja reprimindo esse movimento, que usa como pretexto o fato de que esses protestos podem "prejudicar" a eleição, que está próxima a acontecer. Essa manifestação já se estendeu a diversas cidades européias como Lisboa, Coimbra, Paris, Londres e Berlim, onde manifestantes fizeram atos de protestos semelhante aos da Espanha.

Jovens em manifestação na Espanha








O Brasil é um país, que como qualquer país emergente, apresenta uma série de problemas que todos os dias ferem a sociedade. Violência, corrupção, péssima qualidade da educação e saúde e o desemprego são alguns desses. Todos nós, como cidadãos, deveríamos ser consciente e cobrar uma postura mais ativa dos nosso representates para a resolução desses problemas. Devemos nos unir e nos inspirar em movimentos como esse e não apenas nos conformamos com a realidade  imposta por nós. Se quisermos mudanças, façamos a nossa parte.

14 de maio de 2011

Florestas: Vida além das árvores


"Plantações não são florestas"
Área que teve sua cobertura vegetal original retirada e replantada com eucaliptos
Durante os últimos anos os  problemas ambientais ganharam grande visibilidade a nível mundial levando a uma maior conscientização a respeito da preservação dos recursos naturais. 
Hoje um dos maiores problemas ambientais a serem enfrentados é o desmatamento. Grande parte da cobertura vegetal original do mundo está sendo destruída pela desenfreada ambição pelo lucro. O agronegócio derruba árvores para a prática de monoculturas, que é uma atividade altamente degradante do meio ambiente, desmata a cobertura vegetal de forma irregular para a atividade pastoril e substitui as floresta por plantações de eucaliptos, alimentando grandes complexos industriais ao mesmo tempo que desapropria os pequenos produtores excluindo-os desse ciclo vicioso do lucro. Essas "florestas replantadas" agridem a biodiversidade e destroem a vida que depende dela. Todos somos dependentes da natureza e estamos destruindo o nosso principal meio de sobrevivência. Utilizamos a biodiversidade para nos alimentar, produzir remédios assim como desenvolver varias pesquisas nas mais diversas áreas de conhecimento.
Segundo dados do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e  ainda garantem de forma direta a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. As florestas, quando preservadas, são capazes de movimentar cerca de $ 327 bilhões todos os anos, mas infelizmente as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo  tornando necessária novas medidas de conscientização.
O ano de  2010 foi o ano da Biodiversidade e 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo a Organização das Nações Unidas - ONU. A ideia é promover durante o ano ações que incentivem a conservação e a sustentabilidade de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta
Como dependentes desses recursos tão escassos e explorados, devemos assumir uma postura mais consciente  mediante aos problemas ambientais afinal, o que estamos realmente fazendo para proteger o planeta?

Sobre o "Ano Internacional das Florestas"


Logotipo da campanha desenvolvido para representar o tema "Floresta para o Povo". Neste logotipo podemos ver alguns dos principais valores múltiplo das florestas. Elas oferecem abrigo para as pessoas e habitat para a biodiversidade, são fonte de alimentos, remédios e água potável, e desempenham um papel vital em manter um clima estável global e meio ambiente. Todos estes elementos em conjunto reforçam a mensagem de que as florestas são vitais para a sobrevivência e para o bem-estar das pessoas em todos os lugares e para todos os 7000 milhões de pessoas que habitam o mundo. 



Filme oficial do Ano Internacional das Florestas dirigido por Yann Arthus-Bertrand para as Nações Unidas.


Fontes: