11 de junho de 2011

Charges para relaxar...

Devido ao sucesso das charges da Mafalda, resolví fazer mais uma postagem com chargues interessantes. Essas são do site de um excelente cartunista, Duke. Selecionei umas especialmente para os meus amigos economistas. Divirtam-se!





9 de junho de 2011

Ken termina namoro pela causa ambiental


Com o Dia dos Namorados chegando nada melhor do que falar sobre romance, e uma noticia chamou a atenção da mídia nessa semana. O casal de bonecos mais famoso do mundo, Barbie e Ken, acabaram mais uma vez com o namoro. O motivo é a causa ambiental. Ken rompeu com o romance após descobrir que a boneca Barbie possui embalagens fabricadas a partir de madeiras desmatada das florestas da Indonésia, considerada um dos últimos redutos de mata tropical do mundo.

Por meio de investigações do Greenpeace, foi constatado que a empresa fabricante do brinquedo compra a matéria-prima de suas embalagens da companhia Asia Pulp and Paper (APP), subsidiária do grupo Sinar Mas, considerado pelo o Greenpece, mais notório destruidor de florestas da Indonésia. Para pressionar a maior fabricante de brinquedos do mundo a parar de alimentar a cadeia de destruição de árvores que afeta o habitat dos últimos orangotangos, tigres e elefantes do planeta, o Greenpeace lançou uma ação em protesto contra a fabricante do brinquedo. O lançamento aconteceu no ultimo dia 07 na cidade de El Segundo, nos Estados Unidos, onde fica baseada a sede..

Faixa estendida em protesto na sede da empresa
Lá foi esticada uma faixa gigante com a foto de Ken onde se lia “Barbie, acabou. Eu não namoro garotas que se envolvem com desmatamento”. Oito ativistas foram presos, entre eles uma mulher vestida de Barbie que dirigia uma escavadeira rosa.  Ativistas da Inglaterra, Dinamarca, Finlândia e Taiwan realizaram ações nos mesmos moldes, chamando a atenção para o problema. Na capital da Indonésia, o Greenpeace promoveu uma coletiva de imprensa com presença de meios de comunicação de vários países.

Espero que essa ação  mobilize não somente esse fabricante de brinquedos a rever os seus conceitos de sustentabilidade, mas também todas as outras empresas que utilizam de forma irresponsável os recursos naturais.

4 de junho de 2011

Filmes Interessantes que Poucos Indicariam

O cinema constantemente está lançando filmes super produzidos que provavelmente serão sucesso de bilheteria em todo o mundo. Porém, existem aqueles, antigos ou novos, que não tiveram os mesmos investimentos na sua produção e na divulgação,  mas que mesmo com a sua simplicidade são interessantes e abordam temas importantes para a sociedade.

Aqui vai algumas dicas!

Comedores de Ferro

Título Original:Eisenfresser
Origem: Alemanha 
Ano: 2007
Genêro: Documentário
Diretor: Shaheen Dill-Riaz

Documentário que mostra a triste realidade dos recicladores de navios na  praia de Chittagong, em Bangladesh. Em uma postagem anterior, relatei o atual estado de degradação do meio ambiente e também de homens e mulheres que trabalham arduamente desmontando navios sem nenhum equipamento adequado e em contado com resíduos químicos altamente prejudicais a saúde.

Trailler do filme "Comedores de Ferro": Apesar de estar em inglês, as imagens do filme por sí só já esclarecem e senssibilizam a respeito dos problemas enfrentados por esse trabalhadores. Vale a pena ver!



Nenhum A menos

Título original: Ye ge dou bu neng shao
Título alternativo: Not One Less
Origem: China
Ano: 1999
Gênero: Drama
Diretor: Zhang Yimou


Filme sobre a história de uma adolescente de 13 anos que irá substituir um professor em uma escola rural de uma pequena aldeia da China. Apesar de sua pouca idade e inexperiência, a personagem assume o compromisso de ser professora dessa escola carente de recursos e com alunos  vivendo em condições de risco social. É um retrato quase documental da atual situação dos estudantes rurais na China. Uma curiosidade desse filme é que os personagens tem o mesmo nome na vida real, e grande parte deles tem a mesma ocupação. Os alunos da escola são realmente alunos no vilarejo em que o filme foi gravado.


Que Droga de Vida

Título Original: Life Stinks
Origem: EUA
Ano: 1991
Gênero: Comédia
Diretor: Mel Brooks


Comédia que conta a  história de um milionário excêntrico que apostou passar um mês na parte pobre da cidade de Los Angeles vivendo como um mendigo. Lá ele conhece a outra realidade, a luta diária dos desabrigados pela sobrevivência nas ruas. O mais interessante nesse filme é que ele se propõem a mostrar o dia-a-dia dos mendigos nos EUA, expondo de forma crítica o preconceito que existem entre os  moradores de ruas assim como as suas dificuldades.


O Pequeno Anjo da Colômbia 


Origem: EUA / Colômbia
Gênero: Documentário
Diretor: Gregory Smith


Documentário sobre Alveiro Vargas, menino de 9 anos, que cuidava de idosos numa favela da Colômbia. Nesse filme, é mostrada toda a trajetória dessa criança que lutou por melhor qualidade de vida desses idosos e que depois de dez anos já havia construindo uma instituição para que lhes fossem oferecidos os cuidados necessários. Para quem quiser conhecer um pouco mais desse trabalho realizado existe um site da Fundación Albeiro Vargas com várias informações a respeito da instituição criada por Alveiro Vargas.

Ai Que Vida


Título Original: Ai que vida
Origem: Brasil
Ano: 2008
Gênero: Comédia e Drama
Diretor: Cícero Filho



Filmado no Piauí e no Maranhão com atores e técnicos da própria comunidade, este filme conta a história da cidade fictícia de Poço Fundo, no nordeste, que está vivendo um caos em sua administração publica  devido ao seu prefeito corrupto, Zé Leitão, que tenta se reeleger. Mas dessa vez ele vai enfrentar a microempresária Cleonice da Cruz Piedade, que se lança candidata à prefeitura revoltada com a morte de uma criança que consumira medicamento com a data de validade vencida, distribuído pelos cabos eleitorais de Zé Leitão para conquistar o voto dos eleitores pobres.