28 de dezembro de 2010

Cemitério de Gigantes

Bangladesh é um país localizado no continente asiático, situado nas proximidades do delta dos rios Ganges e Branhmaputra. Com o seu território coberto de paisagens naturais, possue uma terra de enorme beleza, com centenas de rios, lagos de águas claras rodeadas por colinas verdes, exuberantes florestas tropicais, belos jardins, campos de arroz e  belas praias.


Porém uma imagem contrasta com tanta beleza, uma praia deserta e poluída na da cidade de Chittantong, baía de Bengala. Navios estão atracados aqui como em qualquer porto, mas eles nunca irão sair. Em vez disso, eles serão desmanchados, parafuso por parafuso, rebite por rebite, e terá cada pedaço de metal, que podem pesar até uma tonela, transportado pelo braço humano e derretido no forno para ser moldado em barras de aço. Grande parte do aço reciclado dos navios é destinado para a costrução civil.

                    

 Photo Gallery: 2010 National Geographic Photography Contest Wallpaper


Esses navios são praticamente dissecados pelas mãos de homens e mulheres que trabalham arduamente nessas praias em condições insalubres.O maçarico é a tecnologia mais empregada para o desmanche desses imensos navios que muitas as vezes são cargueiros e cruzeiros das mais diversas origens.


Durante esse desmanche são despejadas na praia uma imensa quantidade de produtos tóxicos que colocam em risco a vida dos trabalhadores e o meio ambiente. Hoje, esse lugar que funciona como um cemitério de navios é coberto por uma lama formada por óleos e metais diversos como o chumbo, transformando a vegetação nativa que aos poucos foi desaparecendo.


                   Foto: Edward Burtynsky- bangladesh ship deconstruction
Desmanchar navios é o meio de vida de milhares pessoas desse país que registra altos índices de pobreza. Os salários são baixos não chegando a atingir 5 dólares por dia e as horas de trabalho muitas vezes se estende até a noite, onde os trabalhadores se misturam junto as chamas e a fumaça.

 
www.cbsnews.com/stories/2006/11/03/60minutes/main2149023.shtml


3 comentários:

  1. Um blog com a "cara" da Shara: conteúdo com atitude...
    Conquistando agora o cyber-espaço (risos)!
    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Legal Sharinha,
    Sorte pra você nessa empreitada cibernética.
    Espero poder ajudar.
    Até mais,
    rafael

    ResponderExcluir
  3. Oie!!!!

    Estou aguardando o post dessa semana!! ;p

    Tem um monte de gente que ta vendo viu!!!
    Tou divulgando.
    Depois a gente acerta as comissões. ahuehuea

    Bjim

    ResponderExcluir