14 de março de 2011

Dia Mundial do Consumidor


"Se toda a população do mundo tivesse os hábitos de consumo dos americanos, seriam necessários 5 planetas para manter seu estilo de vida e os recursos naturais provavelmente se esgotariam em menos de 20 anos."

Diferente das outras datas que ganharam um caráter mais comemorativo, o dia 15 de março, dia mundial do consumidor, não é voltado para presentear aos outros e a si mesmo (apesar do nome ser bem sugestivo), mas sim, para refletir sobre os nosso direitos como consumidores, assim como os nossos deveres. Devemos  pensar no impacto do consumismo desenfreado sobre o planeta e sobre a importância do consumo consciente, pois, os nossos recursos  naturais são escassos e ainda somos muito dependentes deles. 
Algumas inovações promovidas pelo desenvolvimento tecnológico reduziram a demanda de alguns recursos naturais, mas ainda não é o suficiente. A cada dia a produção industrial  fica mais dependente do petróleo. A água, a madeira e as outras matérias-primas fornecidas pela natureza ainda continuam sendo exploradas em larga escala pelo mercado.
Como consumidores conscientes devemos refletir sobre a exploração da fauna e da flora para a produção de bens supérfluos, como as peles de animais usadas na industrial da moda, assim como o uso de produtos que degradam o meio ambiente, como sacolas plásticas, agrotóxicos e outros químicos.
Vivemos num planeta onde os recursos são limitados. É nossa responsabilidade preservá-lo para as futuras gerações.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário