16 de dezembro de 2011

Ciganos: Minoria Marginalizada

Família cigana.  Foto: Sherman, Augustus F (Galeria de New York Public Library)

“Cigano[…]agiota, […] Pl. Povo errante e miserável, de procedência indiana[…]
empregando se agora em enganar vendedores ou compradores de gado nas
feiras[…].6” ; “[…]sujeito que faz negócios de compra e venda de animais, porém
sempre de má fé 7”; “Sin. astuto, velhaco, trapaceiro8 ” “esperto, vivo9”[…]

Essa é a definição encontrada para a palavra "cigano" e seus derivados nos dicionários brasileiros na década de 1980 e 1990, de acordo com relatório da Comissão dos Direitos Humanos da ONU. Essa definição é antiga e cruel, porém ainda enraizada na cultura brasileira visto que ainda hoje o povo cigano sofre determinados tipos de preconceito.

Conhecidos em todo o mundo, não se sabe ao certo a sua origem. Deixaram poucos registros escritos, o que dificulta ainda mais os estudos sobre esse povo de hábitos nômades. Alguns afirmam que os ciganos são originários da Índia ou do Egito. Mas o que realmente sabemos sobre esse povo é que hoje, eles fazem parte de uma minoria menos privilégiada em todo o mundo.

Na Europa, vários atos de preconceito foram vistos durante os últimos anos. Em alguns países como a França, existe vários planos  para promover a extradição desse povo. Na Alemanha já existe o incentivo a "partida voluntaria"  e extradição a ciganos ilegais. Na República Tcheca a violência contra o cigano já faz parte do cotidiano.Segundo o jornal The New York times, a crise econômica mundial de 2008 intensificou as discriminação contra os ciganos, pelo velho estereótipo dos ciganos de praticar pequenos crimes.

O relatório do Banco Mundial (BM) de 2008 afirma que em alguns casos os ciganos são até dez vezes mais pobres que o resto da população europeia. Sua expectativa de vida é entre 10 e 15 anos menor que a média e sofrem altos níveis de discriminação nos setores de educação, trabalho, casa e saúde. Esses dados mostram que o povo cigano necessita de politicas voltadas para a sua melhoria de vida e garantia dos direitos sociais que respeitem a sua cultura promovendo a inclusão social.


8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A crueldade com pessoas pobres e indefesas estão passando de geração em geração, por isso pessoas estão sendo maltrata pela sua origem ou seu jeito de viver!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa observação sobre minorias oprimidas, um tema comumente visto na mídia mas ignorado.

    ResponderExcluir