24 de dezembro de 2011

"Um homem com fome não é um homem livre" Robert Louis Steveson

Imagem: Christer Lieberath. Cartaz  utilizado em campanha da ONU para a promoção do fim da pobreza, 2010.
O Natal chegou e junto com ele chegaram as festas e os presentes que aquecem o mercado durante essa época. Enquanto isso, a cada ano que passa, o verdadeiro sentido do Natal é esquecido, tornando o lado material  mais importante do que o lado espiritual. O Natal é tempo para refletirmos sobres os verdadeiros valores. 

Todos os dias deveríamos refletir sobre um número e esse número é "1 bilhão". Essa é a quantidade de pessoas, que de acordo com a ONU, passam fome todos os dias. Para alguns esse valor pode ser não muito significante... Mas são 1 bilhão de pessoas que sofrem todos os dias com a falta do insumo mais importante para a sobrevivência humana, o alimento. Todos os dias homens, mulheres, jovens, idosos e crianças dormem com fome em vários lugares do mundo. Devido a subnutrição, milhares de crianças morrem todos os dias, e as que sobrevivem ficam com sequelas para o resto da vida. Essa é uma triste realidade que não é somente vista em países como os que estão localizados na África, essa realidade é bem próxima, está no nosso estado, na nossa cidade, na nossa comunidade, mas muitas as vezes ignoramos. 

Esse estado de privação é muito mais sério do que imaginamos. Se essas pessoas não tem acesso à alimentação, que o bem mais fundamental que o ser humano pode possuir, elas consequentemente são carentes de vários outros recursos. São pessoas carentes de moradia, saúde, educação... Uma em cada sete pessoas vivem com menos de 2 dólares por dia. Como uma mãe que recebe menos de 2 dólares por dia pode manter a sua família de forma digna? São pessoas que são esquecidas e tratadas como descartáveis. 

Não podemos mais aceitar que 1 bilhão de pessoas passem fome num mundo onde sobra alimentos. Devemos cobrar dos Estados politicas públicas mais sérias, que busquem promover não somente o Crescimento Econômico com o aumento do PIB, exportação de grãos, PNB entre outros, mas politicas que também promovam a melhoria na qualidade de vida. Isso pode ser uma ideologia, mas não podemos mais ignorar essa triste realidade. Esse é um desafios para toda a sociedade e para nós, jovens economistas. Nós não podemos sair da universidade conformados com o sofrimento diário de 1 bilhão de pessoas.

12 comentários:

  1. professora meus parabèns me espirou em fazer um pra me tambèm continue assim desculpas fugir do assunto. mais seus textos estão tops

    ResponderExcluir
  2. Shara adoramos seu blog. Nos conscientizamos sobre o desperdício de comida.

    TQ-02 CLARISSA, LARISSA

    ResponderExcluir
  3. é Tenso saber que tem gente q passa fome , e é mais tenso ainda saber q temos varias pessoas q desperdiçam comida, Temos q mudar o q estar havendo Essa realidade é horrivel pra quem sofre com a falta de comida :(
    Darlan TQ 1

    ResponderExcluir
  4. Professora Shara gostei muito da sua opinião sobre o natal porque muitas pessoas tem comida de sobra mas nunca pensam no próximo porque o natal e união , harmonia e principalmente amor e muitas pessoas passa fome e ninguém ligar pra eles , eu quando vejo pessoas na ruas passado fome e sinto vontade de ajuda mas sozinho não consigo mas sei que juntos podemos fazer a diferença e podemos mudar essa realidade basta acredita
    bjjs <3

    ResponderExcluir
  5. Eu n sei o que dizer sobre essa triste realidade , pessoas jogam comida fora ao mesmo que varias passam fome :(
    Lidia Thamires TQ 1
    Um Salve a Todos...

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente essa é uma dura realidade em que muitas pessoas vivem , e cada vez o ser humano se demostra mais interessado em se próprio e não mais no próximo, jogar comida no lixo é inaceitavel , pelo fato de muitas pessoas esta necessitando de tao pouco para viver , Shara gostei muito da sua publicação e eu apoio sua ideia !

    ResponderExcluir
  7. concordo plenamente.
    muita gente está vivendo de forma artificial e prejudicando elas mesmas.
    nós sabemos a crise em que o mundo está vivendo e porque não tentar reverter esse quadro,muitas atitudes podem influenciar nisso tais como:ajudar os moradores da rua com alimentos,aguá,roupas ou até mesmo apoio moral necessitamos disso!!

    ResponderExcluir
  8. concordo plenamente.
    muita gente está vivendo de forma artificial e prejudicando elas mesmas.
    nós sabemos a crise em que o mundo está vivendo e porque não tentar reverter esse quadro,muitas atitudes podem influenciar nisso tais como:ajudar os moradores da rua com alimentos,aguá,roupas ou até mesmo apoio moral necessitamos disso!!

    ResponderExcluir
  9. Shara a gente amou demais essa matéria!! É o verdadeiro Natal que acontece entre muitas casas, pessoas acha que Natal é o momento de mostra riquezas mais não é o verdadeiro espírito do Natal. Tantos alimentos que são jogados fora em supermercados no dia do Natal, com tantas pessoas querendo apenas um pedaço de pão ou qualquer outra coisa. Isso é uma realidade tão forte, que sempre vai existir se as pessoas não tiverem consciência, do que realmente acontece no natal com moradores de rua. As pessoas devem ver o outro lado do Natal que é ajudar o próximo, mesmo com o pouco que pra Deus e pra outras pessoas é sempre muito.
    Ana Caroline / Ana Raquel / Sarah Sousa SQS 01
    Obg''

    ResponderExcluir
  10. Shara a gente amou demais essa matéria!! É o verdadeiro Natal que acontece entre muitas casas, pessoas acha que Natal é o momento de mostra riquezas mais não é o verdadeiro espírito do Natal. Tantos alimentos que são jogados fora em supermercados no dia do Natal, com tantas pessoas querendo apenas um pedaço de pão ou qualquer outra coisa. Isso é uma realidade tão forte, que sempre vai existir se as pessoas não tiverem consciência, do que realmente acontece no natal com moradores de rua. As pessoas devem ver o outro lado do Natal que é ajudar o próximo, mesmo com o pouco que pra Deus e pra outras pessoas é sempre muito.
    Ana Caroline/ Ana Raquel / Sarah Sousa SQS 01
    Obg "

    ResponderExcluir
  11. Realmente as pessoas esqueceram o real significado da palavra natal, dão mais valor as coisas materiais e esquecem que á bilhões de pessoas no mundo inteiro passando por muitas dificuldades de sobreviverem, pois passam fome, vivem em situações precárias sem ter como cuidar da saúde ou até mesmo ter oportunidades de educação para um futuro melhor. por isso é preciso voltarmos todas as atenções para este tipo de coisa que é muito mais sério do que qualquer material...!

    ResponderExcluir
  12. devemos nos conscientizar de que o mundo precisa ser mudado e habilitar-nos a agir,fazendo a diferença e levando esperança as pessoas que não acreditam mais que o mundo possa ser transformado.Quero fazer um apelo a todas as pessoas que estão lendo este texto;façam a diferença,pensem no próximo como se estivessem no lugar dele atenciosamente Maria Vitória

    ResponderExcluir