1 de abril de 2011

Quando um "mendigo" está na moda

Devido aos pedidos dos leitores, em especial leitoras, resolvi escrever algo sobre  moda. Depois de muito pensar em como encaixar esse tema em um blog que tem como principal assunto a inclusão social, eis que surge a postagem. Vamos fazer uma análise de um estilo chamado "Homeless Chic".
A Revista Vogue Itália em 2009 estampou mal trapinhos na capa
Traduzindo livremente, homeless significa morador de rua ou mendigo. Essa moda surgiu em 1980, a "década perdida" e das crises econômicas, tem como principal tendência o uso de roupas largadas, rasgadas, com aspecto de usadas e sujas, ou seja, essa moda se propõe a montar um "look mendigo".
Em 2010, esse estilo alternativo marcou presença no mundo fashion. Grifes famosas apostaram nesse estilo não muito convencional, estampando capas de revistas com modelos trajando roupas mal trapilhas.
Outro fato curioso é que essa moda acaba se inspirando e tomando como ícones personagens reais, como um morador de rua da China, que acabou ficando famoso ao ser fotografado usando roupas velhas e excêntricas pelas ruas.
Brother Sharp, mendigo chinês que ficou famoso pelo seu estilo
Com isso, podemos ver mais uma inversão de valores do capitalismo, como diz o clichê, do lixo ao luxo. Aqui o capitalismo cria oportunidade até mesmo em situações onde devemos questionar os princípios de justiça social.
O que devemos refletir é se esse mundo fashion está banalizando a pobreza e utilizando o pretexto da moda para esconder as diferenças sociais gerando um conformismo, ou promover a moda como instrumento de inclusão.
O fato é que nenhum mendigo se veste como um mendigo por opção ou por querer estar na moda. Essas pessoas foram excluídas e são frutos de um sistema capitalista que não dá oportunidade igual para todos. Diariamente, em todo o mundo, homens, mulheres e crianças passam por privações  e  de acordo com a ONU, podemos observar que o difícil acesso a alimentação (devido a sua alta nos preços) levou 44 milhões de pessoas à pobreza.
Será que a moda está tentando amenizar o sofrimento causado pela pobreza? Ou será que o Homeless Chic é apenas uma excentricidade do consumismo? Provavelmente nenhum mendigo terá acesso a essas roupas estampadas em revistas, apesar de usarem as suas vidas como inspiração. 
Esse é mais um tema que a nossa sociedade deve refletir. Devemos abrir um debate social e político a respeito da exclusão social que priva milhões de pessoas em todo o mundo de terem uma vida mais digna. 

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário