14 de maio de 2011

Florestas: Vida além das árvores


"Plantações não são florestas"
Área que teve sua cobertura vegetal original retirada e replantada com eucaliptos
Durante os últimos anos os  problemas ambientais ganharam grande visibilidade a nível mundial levando a uma maior conscientização a respeito da preservação dos recursos naturais. 
Hoje um dos maiores problemas ambientais a serem enfrentados é o desmatamento. Grande parte da cobertura vegetal original do mundo está sendo destruída pela desenfreada ambição pelo lucro. O agronegócio derruba árvores para a prática de monoculturas, que é uma atividade altamente degradante do meio ambiente, desmata a cobertura vegetal de forma irregular para a atividade pastoril e substitui as floresta por plantações de eucaliptos, alimentando grandes complexos industriais ao mesmo tempo que desapropria os pequenos produtores excluindo-os desse ciclo vicioso do lucro. Essas "florestas replantadas" agridem a biodiversidade e destroem a vida que depende dela. Todos somos dependentes da natureza e estamos destruindo o nosso principal meio de sobrevivência. Utilizamos a biodiversidade para nos alimentar, produzir remédios assim como desenvolver varias pesquisas nas mais diversas áreas de conhecimento.
Segundo dados do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e  ainda garantem de forma direta a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. As florestas, quando preservadas, são capazes de movimentar cerca de $ 327 bilhões todos os anos, mas infelizmente as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo  tornando necessária novas medidas de conscientização.
O ano de  2010 foi o ano da Biodiversidade e 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo a Organização das Nações Unidas - ONU. A ideia é promover durante o ano ações que incentivem a conservação e a sustentabilidade de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta
Como dependentes desses recursos tão escassos e explorados, devemos assumir uma postura mais consciente  mediante aos problemas ambientais afinal, o que estamos realmente fazendo para proteger o planeta?

Sobre o "Ano Internacional das Florestas"


Logotipo da campanha desenvolvido para representar o tema "Floresta para o Povo". Neste logotipo podemos ver alguns dos principais valores múltiplo das florestas. Elas oferecem abrigo para as pessoas e habitat para a biodiversidade, são fonte de alimentos, remédios e água potável, e desempenham um papel vital em manter um clima estável global e meio ambiente. Todos estes elementos em conjunto reforçam a mensagem de que as florestas são vitais para a sobrevivência e para o bem-estar das pessoas em todos os lugares e para todos os 7000 milhões de pessoas que habitam o mundo. 



Filme oficial do Ano Internacional das Florestas dirigido por Yann Arthus-Bertrand para as Nações Unidas.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário