18 de março de 2011

Meena Contra a Exclusão Social


Nos anos 90 foi exibido na TV brasileira um desenho animado diferente dos desenhos que nós vemos passar na televisão nos dias de hoje. Feito com a iniciativa da UNICEF e com o apoio e orientação de Hanna-Barbera, Meena, ficou conhecido por mostrar o dia-a-dia de uma menina de um país típico do Sul Asiático.
O projeto surgiu da necessidade de confrontar a extrema discriminação contra as meninas dessa região da Ásia. O objetivo da iniciativa Meena era criar uma personagem feminina que representa-se as meninas em Bangladesh, Índia, Paquistão e Nepal, lidando com problemas sérios na região, como a educação exclusiva para homens, o casamento precoce no qual as meninas eram submetidas, o privilégio dos homens sobre a alimentação e carga de trabalho inadequada para crianças.
A criação de Meena, teve como principal objetivo conscientizar as pessoas de países que ainda possuem uma cultura discriminatória contra crianças e mulheres para proporcionar uma melhor qualidade de vida a essa parte da população que sofre constantemente com a exclusão social. Elas reconhecem nesse desenho as suas próprias experiências  encontrando suas próprias vozes para quebrar esses preconceitos.
Fonte Unicef: Grupo de meninas lendo uma publicação de Meena em uma escola em Laos
Fonte Unicef: Encenação de Meena para a população local
Após a criação desse desenho animado, surgiram outras iniciativas como o programa de rádio Meena em uma região da Índia, transmitido por rádios locais para as crianças durante as tardes, levando várias mensagens importares  relacionadas à cidadania.A utilização de desse material, com a personagem Meena, já promoveu importantes mudanças , como a redução da taxa de abandono escolar o aumentando do desempenho com a leitura e a escrita.
Através desse exemplo, podemos constatar a grande importância que a mídia possui como veículo de divulgação de informações levando de forma acessível a conscientização quanto aos problemas sociais que até então eram desconhecidos.

Para recordar...
Eu adorava esse desenho e para quem tiver curiosidade, Meena também está disponível em quadrinhos pelo site http://www.unicef.org/rosa/media_2512.htm

Abertura original do desenho Meena.

    

                                                                

4 comentários:

  1. Muuuito bom mesmo, MEENA veio pra mudar a história dos desenhos animados, nunca mais vi desenhos com esssa motivação... isnif isnif... Outra coisa que me deixa triste é perceber que ñ há posts dos episódios na net (no you tube pra ser mais precisa ¬¬) em português... Gostaria de apresentar um desenho de minha época aos meus alunos, sem contar no valor cultural que ele transmite...

    VAMOS LÁ GENTE REVINDICAR OS EPISÓDIOS EM PORTUGUÊS!!!

    obrigada pelo espaço, vc fez um ótimo trabalho lembrando de um desenho tão bom.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm concordo acho que Meena foi um dos melhores desenhos da minha infância! Quero a versão em português

    ResponderExcluir
  3. Muito importante! Sabemos que os desenhos têm bastante influência nas vidas das crianças.
    A TV brasileira deveria adotar mais desenhos educativos.
    Parabéns pelo seu empenho Shara, você é gente boa...

    ResponderExcluir