31 de maio de 2011

Lixo Eletrônico: O que todos que gostam de tecnologia deveriam saber



De acordo com a ONU, o Brasil é maior produtor per capita de resíduos eletrônicos entre os países emergentes

Todos os dias o mercado lança uma grande variedades de novos produtos. São roupas, geralmente de grifes, que a cada temporada lançam novas coleções, são novos produtos alimentícios industrializados que  enchem as prateleiras dos supermercados com embalagens apelativas. E são principalmente, produtos eletrônicos, que a cada dia estão mais modernos, desempenhado as mais diversas funções e com a vida útil mais curta.
A grande competitividade entre as empresas que produzem eletrônicos estimula o desenvolvimento de novos produtos até então considerados inovadores, são smartphones, computadores como notebook e netbooks de cores, modelos e configurações diferentes, Mp3 e suas outras derivações que vão além do Mp12, e a agora a nova "sensação" do mundo tecnológico, os Tablets.
Essas empresas utlilizam um forte apelo publicitário para tornarem os seu produtos visíveis e desejados. Porém, essa corrida das grandes companhias pela a "maior fatia do mercado" faz com que ao mesmo tempo que são lançados novos produtos, outra imensa quantidade é descartada.

Lixo eletrônico na China
fonte: http://www.greenpeace.org/australia/admin/image-library2/waste-china
A proporção de lixo eletrônico lançado no meio ambiente está crescendo em todo o no mundo, de acordo com  O Estadão estima-se que 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas por ano. Grande parte é originada nos países ricos.  Europa seria responsável por um quarto desse lixo. Mas o que a ONU alerta agora é para a explosão do fenômeno nos países emergentes como Brasil, Índia, México e China e a sua falta de capacidade para lidar com esse material. O e-lixo, como é denominado o lixo eletrônico, é composto por metais tóxicos com o arsênico, chubo, cádmio, cromo, níquel e prata que podem causar cancêr, envenenamento, diabetes entre outros problemas, além de prejudicar o meio ambiente.

Criança coletando lixo eletrônico em Gana - Source: Andrew McConnell 
O destino do lixo eletrônico que em grande parte é produzino na Europa e nos Estado Unidos geralmente são os países emergentes. A África é um desses destinos. De acordo com a Revista Galileu, a cidade de Accra, em Gana, é abastecida regularmente por contêineres de eletrônicos descartados por países desenvolvidos. Em uma espécie de lixão a céu aberto jovens e crianças trabalham em condições precárias na coleta desses resíduos, nesse lugar o solo já atingiu o limite máximo de componentes tóxicos tolerados expondo os recicladores a altos níveis de contaminação. Muitos equipamentos são queimados para extrair metais a serem vendidos, nesse "mercado" um disco rígido pode chegar a custar até US$ 35, mas no geral, os ganhos obitdos não chegam a serem autos, pois muito desse jovens utilizam esse trabalho para sustentar a família inteira.
A inovação tecnológica é importante, ela possibilita melhoria na qualidade de vida das pessoas e a sua produção ocorre principalmente em países desenvolvidos. Mas a medida que o denvolvimento tecnológico avança, novas preocupações devem surgir, uma deles é como gerir de forma sustentável a produção de lixo mundial causado pelo aumento consumo.

fontes:
http://ambiente.hsw.uol.com.br/lixo-eletronico1.htm
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-e-o-campeao-do-lixo-eletronico-entre-emergentes,514495,0.htm
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI173803-17773,00-TUMULO+DE+GADGETS.html
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI112900-17579,00-ONDE+OS+ELETRONICOS+VAO+MORRER+E+MATAR.html

13 comentários:

  1. Pois é, tem que ser criado estratégias de destino desse lixo e sua reciclagem, para minimizar os impactos ao meio ambiente. Muito se fala, mas pouco se faz.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito dessa parte que fala sobre o lixo eletrônico e seu destino pois é uma das grandes problemáticas hoje em dia

    ResponderExcluir
  3. Gostei do blogger muito interessante..
    escrito por me elizonete

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do trabalho que você fez Shara, Pois o Lixo eletrônico como foi destacado no texto, Tem que haver um, local especifico para esse tipo de lixo, pois prejudica muito o Meio Ambiente

    ResponderExcluir
  5. muito importante , o fato e que o lixo e o causado das maiorias dos problemas do nosso pais , assim geralmente as crianças são as mais afetadas com a causa do lixo , porque existe muitos problemas de saúde com o lixo tóxicos no mundo , o fato é que somos o causado do mal ao meio ambiente .

    ResponderExcluir
  6. gostei por que hoje em dia tem muita coisa avançada as tem muita coisa que vai pro lixo e isso a terra faz mau pra terra

    ResponderExcluir
  7. gostei muito do que você disse, pois você falou com sua verdade sobre o lixo eletrônico porem varias pessoas não tem coragem de falar da maneira que você se expressou.

    ResponderExcluir
  8. É de suma importância a conscientização para o descarte desses resíduos, de forma que diminua os danos ambientais causados por eles. Seu trabalho é muito importante por dar margem a um assunto tão pouco comentado, mas que nos rodeia a todo momento.

    Por : Alan e Tainara (SQS 1)

    ResponderExcluir
  9. shara,Eu acho a inovação tecnológica muito importante,mas temos que ver a forma de descartar o que não queremos mais,gostei muito da sua matéria.

    ResponderExcluir
  10. shara,Eu acho a inovação tecnológica muito importante,mas temos que ver a forma de descartar o que não queremos mais,gostei muito da sua matéria.

    ResponderExcluir
  11. Achei bem legal sua reflexão sobre o lixo eletrônico , só assim as pessoas sabem o mal que faz.

    ResponderExcluir
  12. Essas reportagens são mais que necessárias no nosso cotidiano.É uma lástima saber que o nosso país é o maior produtor de lixo eletrônico. Enquanto são produzidos uma quantidade imensa de lixo, que é um avanço na ciência, varias pessoas estão morrendo de fome no Brasil. É louvável que nos preocupemos com a sustentabilidade do país. Precisamos compartilhar conhecimento sobre o que realmente acontece em nossa volta, pois nem todos sabem para onde vai o seu lixo. Já que a grande preocupação é a futilidade de estar com o novo lançamento de celular ou outros materiais eletrônicos.Ótima reportagem.Precisamos de mais pessoas com o pensamento sustentável.

    ResponderExcluir
  13. Shara, esta sua postagem é de grande importância para mudarmos os nossos hábitos com relação ao meio ambiente, e nós mais do que nunca fazemos parte de um mundo globalizado em que ter e possuir algo faz parte de nosso cotidiano.
    Tem-me sido de imensurável preocupação fazer uma pequena correção com relação a um dos aspectos essenciais da língua portuguesa: A ortografia. Em outras palavras seu artigo possui um número considerável grande de erros de grafia em palavras, tais como: ''chubo, cancêr, produzino, obitdos, autos, denvolvimento.''
    Shara, este comentário poderá te servir de feedback.


    Atenciosamente, Geodson (leitor de seu blog)

    ResponderExcluir